11.8.12

9 meses de Noruega

Há pouco mais de 9 meses atrás, mudei-me com minha esposa para a Noruega. Foi a mudança mais signficativa das nossas vidas.

A razão da mudança foi uma proposta de trabalho, em primeiro lugar, e, depois, a grande vontade de morar fora e vivenciar uma cultura e língua diferentes.

Desde então, tive assunto para muitos posts, mas contive a decisão de escrever até agora.

Eu sabia que poderia estar perdendo o frescor das novidades, que foram diversas, mas também quis evitar, propositadamente, as primeiras impressões erradas.

Passado o tempo de uma gestação, sinto-me mais preparado para comentar sobre a mudança, possivelmente com menos exageros e maior precisão, especialmente porque pude conversar com diversos noruegueses, sempre ouvindo opiniões diferentes sobre esse país e sua cultura. Pude, também, viver o dia-a-dia de um trabalhador, ainda que num contexto específico, mas imerso no cotidiano de Oslo, a capital norueguesa.

Por fim, tendo chegado no Outono, passei pelo Inverno, Primavera e, agora, Verão. E como as estações aqui são bem diferenciadas, tê-las vivenciado todas é necessário antes de se formar uma opinião consistente sobre a vida nessas latitudes nórdicas.

Fica a introdução. Voltarei em breve tratando dos mitos que se tem ao pensar na Noruega, ou em outros países desenvolvidos, e o quanto de verdade há neles. Até lá.

Nenhum comentário: