9.11.10

Dilma eleita mesmo sem apoio do Norte e Nordeste

Escrevo somente para confirmar o escrito no post anterior. Já no dia seguinte à votação, o G1 publicou uma reportagem confirmando que Dilma teria sido eleita mesmo se os votos do Norte e Nordeste não tivessem contato no segundo turno das eleições presidenciais de 2010.

Volto ao assunto porque, como se pode ver no artigo citado e também numa busca rápida pelo Google, a tese de que o Nordeste teria eleito a Dilma foi muito difundida. Exemplo clássico de senso comum sem fundamento na realidade, mas que se espalha como se fosse verdade.

Veja, de acordo com a figura abaixo, que os votos de Norte e Nordeste foram, sim, os que fizeram a diferença entre Dilma e Serra ser considerável. Mas não foram decisivos.


Vale notar que escrevi e escrevo sobre o assunto por puro zelo à verdade. Eu mesmo não votei na Dilma e, portanto, não estou raciocinando com base em preferências pessoais. O tema, contudo, que em diversas ocasiões esteve próximo de uma posição discriminatória contra os estados do Norte e Nordeste, despertou o interesse desse paulista orgulhoso de seu país.

No comments: