4.9.08

Dica de documentário

Imagine um território de 45 Km de comprimento por 6,5 Km de largura. Agora imagine 1 milhão e 200 mil pessoas vivendo dentro dele. Imagine que essa população tenha um grande fervor religioso e esteja submetida a toda sorte de necessidades materiais. Imagine, por fim, que esse território esteja sob clima de guerra há décadas!

Difícil imaginar tudo isso, não? Mas é exatamente essa a realidade da Faixa de Gaza, região exprimida entre Israel, Egito e o Mar Mediterrâneo, e muito bem retratada no excelente documentário “Gaza Strip” (por James Longley, 2002).


E tem uma qualidade extra, esse filme, a de ser narrado principalmente a partir da visão de crianças que, como quaisquer outras crianças, sabem reproduzir com total sinceridade as opiniões e sentimentos dos adultos que povoam seu mundo.


Por último, uma ressalva. O documentário, apesar de excelente, não pode ser visto como a verdade final sobre a questão “israelenses versus palestinos”, pois mostra apenas um dos lados da situação, que é o lado árabe-palestino. Isso não diminui nem um pouco, entretanto, a importância do filme. O expectador certamente sai de seus 74 minutos de duração com uma visão totalmente reconstruída do drama real que é a realidade no Oriente Médio.


Abaixo, um pedaço do documentário.



No comments: